Relatorio do countrystat 12/2019

Year published: 15/12/2019

Decorreu na Província de Gaza, Município da Praia de Bilene, de 10 a 15 de Dezembro de 2019, na sala de reuniões do hotel Bilene, o seminário de CountryStat 2019. Estiveram presentes no evento, os pontos focais das seguintes instituições:

Instituto Nacional de Estatística-INE (DEMOVIS - Direcção de Estatística Demográfica, Vitais e Sociais, DICRE- Direcção de Coordenação e Integração Relações Externa, DCNIG- Direcção das Contas Nacionais e Indicadores Globais, DESE- Direcção de Estatísticas Sectoriais e de Empresas).

Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar-MASA (Direcção de Planificação e Cooperação Internacional – DPCI, Direcção Nacional de Agricultura e Silvicultura-DINAS, Direção Nacional de Veterinária – DINAV, Instituto Nacional de Caju-INCAJU, Instituto Nacional de Irrigação –INIR, Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional).

Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas-MIMAIP (Direcção de Economia, Planificação e Infra-estrutura - DEPI e Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura - IDEPA).

Ministério da Indústria e Comércio-MIC (Direcção Nacional de planificação e Estudo - DPE e Bolsa de Mercadorias de Moçambique - BMM).

Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural-MITADER (Direcção Nacional de Terra-DINAT, e Direcção Nacional de Florestas – DINAF).

Estiveram ausentes as seguintes instituições:

Autoridade Tributária de Moçambique – AT; Direcção Nacional de Extensão Agraria do MASA – DNEA e Banco de Moçambique – BM.

A sessão de abertura do seminário foi presidida pelo director da DESE que saudou os participantes, e agradeceu aos dirigentes das instituições por terem autorizado a participação dos seus técnicos neste seminário. A seguir deu um introito e falou da importância desta plataforma no Sistema Estatístico Nacional e da necessidade de uma coordenação eficaz entre os diferentes intervenientes de modo a potenciar esta ferramenta na disponibilização, disseminação e acesso fácil de estatísticas agrárias para os decisores de politicas e assim como outros utilizadores.